Coronavírus

Terceira fase de desconfinamento. Governo apela à responsabilidade de todos

"Liberdade é diretamente proporcional à responsabilidade", alerta o secretário de Estado da Saúde.

Terceira fase de desconfinamento. Governo apela à responsabilidade de todos
MIGUEL A. LOPES

O secretário de Estado da Saúde defendeu que quando Portugal se prepara para entrar na terceira fase de desconfinamento devido à pandemia da Covid-19 "a liberdade é diretamente proporcional à responsabilidade".

"Estamos prestes a entrar na terceira fase do desconfinamento, o que nos compromete ainda mais a todos. A nossa liberdade é diretamente proporcional à nossa responsabilidade", disse António Lacerda Sales que falava na conferência de imprensa diária de balanço sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal, ao lado da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

O secretário de Estado da Saúde fez ainda um balanço da testagem que tem vindo a ser realizada, apontando que "desde 1 de março foram realizados mais de 796 mil testes de diagnóstico com 7% de amostras processadas positivas".

"E mantém-se o stock de testes em cerca de um milhão, o que garante uma estabilidade em matéria de testagem", garantiu o governante.

António Lacerda Sales referiu que na quinta-feira "foram feitas mais de 10.200 vigilâncias clínicas através da plataforma 'Trace Covid', o que representa "mais cerca de 200" face a quarta-feira.

Atualmente, ainda de acordo com dados hoje referidos pelo secretário de Estado da Saúde, esta plataforma conta com 450 mil utentes seguidos por mais de 73 mil profissionais de saúde.