Coronavírus

Oito casos de Covid-19 em empresa de abate de aves de Alenquer

RAPHAEL ALVES

Os trabalhadores infetados pertencem a uma equipa de trabalho que terá sido contaminada "por contágio exterior".

Especial Coronavírus

Uma unidade de abate de aves em Alenquer, no distrito de Lisboa, tem oito casos de infeção confirmados e testou os quase 200 trabalhadores à covid-19, aguardando pelos resultados, disse hoje fonte da delegação de saúde pública.

A mesma fonte disse à agência Lusa que existem oito casos confirmados "com ligação à empresa", mas "não é evidente" que os dois primeiros, que surgiram em 20 de maio, "tenham dado origem ao foco de contaminação na empresa".

Os trabalhadores infetados pertencem a uma equipa de trabalho que terá sido contaminada "por contágio exterior".

O diretor-geral da empresa, Marco Barros, explicou que os casos de infeção já confirmados "levaram à substituição integral do setor da expedição".

Adiantou ainda que os 183 trabalhadores da empresa, localizada na freguesia da Abrigada, já foram todos testados até quinta-feira, sendo que grande parte deles, mais de centena e meia, aguarda pelos resultados. Os seis infetados mais recentes são residentes no concelho.

Além dos infetados, que estão em isolamento, outros seis encontram-se em quarentena por "terem sintomas ligeiros ou por terem mantido contactos com os que acusaram positivo".

Desde meados de março que a unidade implementou o seu plano de contingência contra a covid-19, com "medidas para evitar o risco de contágio dentro da fábrica".

Além do distanciamento físico, medição de temperatura e outras medidas de higienização, os trabalhadores são obrigados a trabalhar de máscara.

Alenquer regista 132 casos de infeção confirmados, dos quais 77 estão ativos e 55 recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 387 mil mortos e infetou mais de 6,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.