Coronavírus

Boletim Epidemiológico de Portugal está atrasado

Em causa estão problemas nos sistemas informáticos da Microsoft.

Especial Coronavírus

Um problema no sistema de informação usado pela Direção Geral da Saúde para fazer o boletim diário sobre a pandemia de covid-19 está a impossibilitar este sábado a divulgação dos dados na altura habitual, disse fonte oficial.

Segundo informou aos jornalistas uma assessora do gabinete de imprensa do Ministério da Saúde, o boletim diário sobre a covid-19 será divulgado mal seja possível e, nessa altura, será agendada outra sessão para perguntas e respostas sobre os dados.

A conferência de imprensa diária, com a Direção Geral da Saúde (DGS) e o Ministério da Saúde, realizou-se na mesma, pelas 15:00 (hora de Lisboa), mas sem os dados habituais.

Nova conferência de imprensa deverá realizar-se ao fim da tarde de hoje.Em comunicado conjunto divulgado posteriormente à conferência de imprensa, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) informam que "esta madrugada ocorreu uma alteração técnica nas configurações de acesso, não comunicada previamente, num sistema crítico da Microsoft" e que essa "intervenção afetou sistemas em vários países europeus".

Como consequência, verificou-se um "atraso do acesso dos técnicos da DGS aos dados que permitem a construção do boletim", explica a nota."Conseguimos recuperar os acessos, mas a geração do boletim na hora habitual ficou comprometida, em virtude da instabilidade gerada por esta intervenção", detalha.

Portugal contabiliza pelo menos 1.465 mortos associados à covid-19 em 33.969 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado na sexta-feira.