A Áustria e a Grécia vão levantar as restrições nas fronteiras para quase todos os europeus, mas não aos portugueses. Os dois países consideram que a taxa de infeção em Portugal não oferece segurança.
As regras determinam que para passar a fronteira sem restrições, os passageiros não podem chegar de um país que exceda, por dia, 10 casos positivos de Covid-19 em cada 100 mil habitantes.
Com pouco mais de 17 mil infetados desde o início da pandemia, a Áustria anunciou que vai levantar as medidas restritivas aos turistas que chegam de quase todos os países europeus, mas os portugueses estão fora da lista.
A Grécia também considera Portugal um país de risco, mas mantém as portas abertas para países como a China ou a Alemanha.
Durante o verão, os portugueses que queiram viajar para território grego terão de cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias.
O Governo português já pediu esclarecimentos a Atenas sobre os critérios para a lista dos países autorizados a entrar sem restrições e as autoridades
de saúde lembram que a pandemia não conhece fronteiras.
- A partir de segunda-feira reabrem mais 4 pontos de passagem na fronteira
-
Rio de Mouro é um dos maiores focos de infeção no concelho de Sintra
-
Santos populares condicionados. Mil agentes da Polícia Municipal e PSP nas ruas
-
Comissão Europeia quer comprar antecipadamente até 6 vacinas contra a Covid-19