Coronavírus

Bruxelas recomenda reabertura das fronteiras até à próxima segunda-feira

Comissão Europeia apela a um levantamento das restrições de viagens tão cedo quanto possível.

Especial Coronavírus

Já depois de conhecida a decisão do Governo de manter os controlos nas fronteiras com Espanha até ao final do mês, Bruxelas avançou com uma nova recomendação.

Ylva Johansson, comissária dos Assuntos Internos, recomenda que a reabertura aconteça até à próxima segunda-feira.

"Compreendo que, quando a uma quinta-feira, recomendamos que devem abrir na segunda-feira, isso seja pouco tempo para um Governo, que ainda não tenha tomado essa decisão."

A Comissão Europeia rejeita falar em descoordenação e apela a um levantamento das restrições de viagens tão cedo quanto possível.

A comissária dos Assuntos Internos acrescenta ainda que todas as fronteiras internas devem estar abertas quando forem reabertas as fronteiras externas, a 1 de julho.

  • Marcelo Rebelo de Sousa: aprender a perder para depois ganhar o país

    Presidenciais

    Marcelo Rebelo de Sousa foi um predestinado. Nasceu e cresceu à boleia da ditadura, mas a sua luta foi pela democracia. Parecia não alimentar a vontade de alcançar altos cargos políticos e chegou mesmo a invocar o nome de Deus em vão: "Nem que Cristo desça à Terra!", dizia Marcelo. Declarou também que dez anos como Presidente da República era muito tempo. Mas ei-lo de novo a contrariar-se e a seguir o caminho que já lhe vinha a ser apontado.

    Ana Luísa Monteiro