Coronavírus

Sobe para sete o número de crianças infetadas com Covid-19 em infantário das Caldas da Rainha

Há ainda duas educadoras. um motorista e quatro familiares de crianças infetados.

Especial Coronavírus

O número de crianças infetadas com covid-19 num infantário das Caldas da Rainha aumentou para sete, esta quarta-feira, registando-se igualmente mais dois casos positivos entre os utentes no Lar do Montepio, informou a câmara.

Os resultados de testes à covid-19 revelados hoje pela Câmara das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, "foram todos negativos à exceção de uma criança" que testou positivo, aumentando de seis para sete o número de crianças infetadas relacionadas com o foco detetado há duas semanas num infantário do concelho.

Há ainda três funcionários (duas educadoras e um motorista) e quatro familiares de crianças que frequentam o mesmo infantário infetados com o novo coronavírus e, segundo o município, faltam conhecer os resultados de sete de um total de 40 testes já realizados.

Além deste surto, há um outro detetado no Lar do Montepio Rainha D. Leonor, também nas Caldas da Rainha, onde o número de pessoas infetadas aumentou hoje para 28 (25 idosos, mais dois do que nos dias anteriores, e três funcionários).

Lar do Montepio Rainha D. Leonor acolhe 59 idosos e emprega 50 pessoas

Todos, utentes e funcionários, foram testados em 26 de junho e grande parte foi testado pela segunda vez na sexta-feira, dado haver "pessoas que deram negativo no primeiro teste e passados uns dias deram positivo", afirmou na ocasião o presidente da câmara, Fernando Tinta Ferreira.

De acordo com o autarca, nenhuma das pessoas que testaram positivo, relacionadas com estes dois surtos, se encontra hospitalizada.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 545 mil mortos e infetou mais de 11,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.631 pessoas das 44.859 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Dois surtos de Covid-19 nas Caldas da Rainha: um num lar e outro num infantário