Coronavírus

Gato testa positivo para o novo coronavírus em Inglaterra

Simon Dawson

O Governo britânico confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um animal infetado pelo novo coronavírus no Reino Unido.

Saiba mais...

Um gato, em Inglaterra, foi diagnosticado com Covid-19 e tudo indica que foi infetado pelos donos, segundo o Ministério do Ambiente britânico.

"Este é o primeiro caso de um gato com Covid-19 no Reino Unido, mas não deve ser um motivo de alarme", disse Yvonne Doyle, diretora da Public Health England.


O caso foi confirmado em laboratório e para já não existem evidências de que os gatos possam transmitir a doença a humanos. Neste momento, tanto o gato como os donos, já recuperaram da doença e não se conhece que outras pessoas ou animais tivessem sido infetados.

A OMS já disse que vai investigar a possibilidade de trasmissão de animais para humanos, mas segundo um dos investigadores a probabilidade de contágio através de animais domésticos é "muito reduzida".

No entanto, a OMS admite que os gatos são das espécies mais suscetíveis a contrair o SARS-CoV-2 e também que entre gatos é possível a transmissão.