Coronavírus

Portugal regista mais 2 mortes e 241 novos casos de Covid-19

Lisboa

Rafael Marchante

O último balanço da DGS.

Especial Coronavírus

Portugal regista mais duas mortes por covid-19 e 241 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.

De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 55.452 casos de infeção confirmados e 1.794 mortes.

Lisboa e Vale do Tejo foi a única região do país a registar óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, com duas mortes.

Esta região continua a registar o maior número de novos casos, mais 127 nas últimas 24 horas. Lisboa e Vale do Tejo conta com um total de 28.706 casos confirmados e 645 mortes por covid-19.

A região Norte regista hoje 67 novos casos, totalizando 19.860.

Apesar de não registar qualquer novo óbito, mantém-se como a região com o total de mortes mais elevado do país (842).

De acordo com o boletim, houve mais 179 doentes recuperados, totalizando 40.473 casos de recuperação.

O boletim revela também que há menos cinco doentes internados (de um total de 316), mas houve um aumento de um doente em cuidados intensivos em relação a sexta-feira.

A região Centro contabiliza 4.648 casos confirmados (mais 14), o Alentejo regista 885 casos confirmados (mais 17), e o Algarve 1.014 casos (mais sete).

No que respeita a óbitos registados, o Centro mantém 253 mortes, o Alentejo 22 e o Algarve 17.

Nos Açores, há sete novos casos, totalizando 199 desde o início da pandemia, e, na Madeira, há duas novas infeções, de um total de 140, continuando sem registar qualquer óbito por covid-19.

O novo modelo do boletim da DGS, que entrou em vigor na segunda-feira, deixou de fornecer números exatos sobre a distribuição demográfica de casos, mas numa nota enviada às redações esses dados são discriminados.

Os casos confirmados distribuem-se por todas as faixas etárias, sendo entre os 40 e os 49 anos que se registam mais infeções, contabilizando-se um total de 9.156, seguida da faixa etária entre os 30 e os 39 anos, com 9.095 casos, e entre os 20 e os 29 anos, com 8.610.

Os dados indicam ainda que houve 24.939 homens e 30.513 mulheres infetados desde o início da pandemia.

Do total de vítimas mortais, 903 são homens e 891 são mulheres.

O maior número de óbitos concentra-se nas pessoas com mais de 80 anos, com 1.199 mortes registadas desde o início da pandemia, seguindo-se as faixas entre os 70 e os 79 anos (350).

As autoridades de saúde têm sob vigilância 34.182 pessoas (menos 51 do que na véspera).

Governo vai criar novo apoio social para quem teve quebra drástica de rendimentos

O Governo vai criar um novo apoio social para as pessoas que tiveram uma quebra drástica de rendimentos, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, numa entrevista ao Jornal Expresso publicada este sábado.

O primeiro-ministro diz que este será um novo apoio temporário que pretende, neste período de crise, abranger todos aqueles que não conseguem ser beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

O IRS, como é conhecido, teve um aumento de mais de 12 mil beneficiários nos meses mais recentes, subindo para 211 mil pessoas apoiadas.

Pelas regras atuais, pessoas agora em extremas dificuldades financeiras geradas pela pandemia não têm acesso a este apoio devido aos rendimentos que tinham antes de crise.

António Costa explica que esta medida vem no seguimento da extensão do subsídio social de desemprego até ao final do ano.

Portugal a partir de hoje na lista dos "corredores de viagem" de Inglaterra

Portugal integra desde as 04:00 a lista dos países com "corredores de viagem" para Inglaterra, cujos passageiros ficam isentos de cumprir uma quarentena de duas semanas devido à pandemia de covid-19.

A medida foi tomada quinta-feira pelas autoridades britânicas, que a justificaram com os números apresentado por Portugal no controlo da pandemia no seu território.

Segundo o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps: "os dados também mostram que agora podemos adicionar Portugal aos países INCLUÍDOS nos corredores de viagens".

LINKS ÚTEIS