Coronavírus

Covid-19. Reino Unido prepara-se para aplicar sistema de "semáforos"

Peter Byrne

As novas medidas serão anunciadas esta segunda-feira por Boris Johnson.

Especial Coronavírus

O ministro britânico da Cultura disse esta segunda-feira que o Governo de Boris Johnson precisa de aumentar as restrições contra a covid-19 para que a pandemia esteja “sob controlo” pelo menos até ao Natal.

O Reino Unido pretende implementar nas zonas mais afetadas um sistema de semáforos que classificará as regiões pelo seu risco de contágio, de médio, alto ou muito alto. Ginásios, casinos e bares são os negócios que deverão ser mais afetados pelas medidas.

“Este sistema de classificação permite, nas áreas mais afetadas, aplicarmos medidas para controlar o vírus. Claro que é extremamente desafiante para todos. As medidas que implementamos têm um impacto negativo na saúde e na economia, mas no final das contas é melhor do que deixar o vírus fugir do nosso controlo”, disse o ministro da Cultura à Sky News.

Oliver Dowden diz ainda esperar que a covid-19 possa estar “sob controlo” até ao Natal ou mesmo antes disso.

Novas medidas deverão ser anunciadas em breve


É esperado que a cidade de Liverpool enfrente as restrições mais rígidas sob este novo sistema, depois de registar 600 casos por cada 100 mil habitantes. O autarca Steve Rotheram explicou que as conversas estão em marcha, mas que ainda não há um acordo.

As novas medidas serão anunciadas esta segunda-feira por Boris Johnson. Pubs, bares e restaurantes podem ter de fechar portas e o restante comércio deverá ter de encerrar até 18:00, como já está a acontecer na Escócia.