Coronavírus

"O grande problema da pressão nos hospitais é apenas um: se esgotamos as camas"

Dulce Salzedas, jornalista da SIC, analisa a situação vivida nos hospitais, em especial nos da região Norte que nas últimas 24 horas tiveram uma grande pressão.

Especial Coronavírus

Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, que têm registado um aumento significativo do número de casos de Covid-19, terão medidas específicas, como o dever de permanência no domicílio a partir das 00:00 de sexta-feira, à excepção de quem trabalhe ou tenha de frequentar escolas.

Também os hospitais desta região, como o de Guimarães, Vale do Sousa, Gaia, nos últimos dias têm sentido um aumento de pressão significativo.

A jornalista da SIC, Dulce Salzedas, em análise na SIC Notícias, compara a pressão vivida no Hospital de Guimarães e no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, que tem uma capacidade muito superior para receber doentes.

Dulce Salzedas explica que para esta segunda vaga da pandemia os hospitais prepraram-se e têm novos conhecimentos em relação à primeira. Mas há "falhas que continuam a haver" no Serviço Nacional de Saúde: a disparidade de organização dos hospitais que traz desafios "escusados".

Na edição da tarde da SIC Notícias foi ainda analisado o grande problema da pressão nos hospitais: se "esgotamos as camas".

ESPECIAL CORONAVÍRUS