Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, que têm registado um aumento significativo do número de casos de Covid-19, terão medidas específicas, como o dever de permanência no domicílio a partir das 00:00 de sexta-feira, à excepção de quem trabalhe ou tenha de frequentar escolas.
Também os hospitais desta região, como o de Guimarães, Vale do Sousa, Gaia, nos últimos dias têm sentido um aumento de pressão significativo.
A jornalista da SIC, Dulce Salzedas, em análise na SIC Notícias, compara a pressão vivida no Hospital de Guimarães e no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, que tem uma capacidade muito superior para receber doentes.
Dulce Salzedas explica que para esta segunda vaga da pandemia os hospitais prepraram-se e têm novos conhecimentos em relação à primeira. Mas há "falhas que continuam a haver" no Serviço Nacional de Saúde: a disparidade de organização dos hospitais que traz desafios "escusados".
Na edição da tarde da SIC Notícias foi ainda analisado o grande problema da pressão nos hospitais: se "esgotamos as camas".
- Governo proíbe circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro
- Tem de deslocar-se entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro? Vai precisar de uma declaração