Coronavírus

Covid-19. Espanha vai exigir testes a turistas de países de risco

Andrew Medichini

Portugal está incluído na lista.

Especial Coronavírus

Espanha vai passar a exigir a apresentação de um teste PCR negativo à covid-19 realizado 72 horas antes da chegada a um aeroporto ou porto do país de um viajante vindo de países de risco. Portugal está incluído na lista.

A medida foi anunciada esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde espanhol, que adiantou que o teste terá de ser realizado até 72 horas antes da chegada a Espanha.

O teste poderá ser apresentado através da internet ou antes de entrar no avião.

Quase todos os países da Europa vão ter de apresentar o documento com o resultado do teste, à exceção da Finlândia, Grécia e Noruega.

Esta medida vem juntar-se aos controlos sanitários que já se efetuam, controlo visual e temperatura, a todos os passageiros internacionais nos pontos de chegada a Espanha.

A medida entra em vigor a partir de 23 de novembro.

Espanha regista número diário de mortes mais elevado da segunda vaga da pandemia

A Espanha contabilizou na terça-feira mais 411 mortes atribuídas à covid-19, o número mais elevado da segunda vaga da doença, passando o total de óbitos para 39.756, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também registaram 17.395 novos casos de covid-19, número que indica que o valor diário está a baixar, elevando para 1.398.613 o total de infetados no país desde o início da pandemia.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.270 pessoas, das quais 413 na Andaluzia, 389 na Catalunha e 208 em Madrid.

Em todo o país há 20.943 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 17% das camas, das quais 3.064 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 32% das camas desse serviço.

  • 1:41