Coronavírus

Pandemia terá impacto a longo prazo nas crianças

O alerta é da UNICEF: quanto mais tempo persistir, mais profundo será o impacto da pandemia nas crianças e com consequências a longo prazo.

Loading...

Durante toda a pandemia da Covid-19, tem havido um mito persistente de que as crianças quase não são afetadas pela doença.

Ora, nada poderia estar mais longe da verdade, é a opinião é da diretora executiva da UNICEF..

A pandemia de Covid-19 terá consequências nas crianças e nos adolescentes e quanto mais tempo a crise persistir, mais profundo será o seu impacto a vários níveis: na educação, na saúde, na nutrição e no bem-estar das crianças.

O relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância defende a manutenção das escolas abertas, considerando que os "benefícios reais" superam os "custos de fechá-las".

Mas a ameaça mais séria são as interrupções em serviços essenciais como "saúde e sociais".

O relatório alerta para o facto de em 140 países analisados, quase 50 relataram uma queda na cobertura de serviços de saúde, incluindo administração de vacinas, atendimento ambulatório para doenças infeciosas infantis, serviços de saúde materno-infantil e visitas domiciliárias por assistentes sociais.

A UNICEF estima que possam morrer cerca de dois milhões de crianças se houver interrupções graves nos serviços e que entre seis e sete milhões de crianças possam vir a sofrer de nanismo e desnutrição aguda.

No relatório estima-se, ainda, que mais 15% das crianças, cerca de 150 milhões, passaram a viver em pobreza multidimensional, ou seja, sem acesso a educação, saúde, habitação, nutrição, saneamento ou água.