Coronavírus

Covid-19. Regras para o Natal devem ser conhecidas "para a semana", diz Presidente da República

Na próxima semana haverá também notícias relacionadas com a renovação ou não do estado de emergência.

Especial Coronavírus

O Presidente da República disse esta sexta-feira que, para a semana, os portugueses já deverão ficar a saber com o que contam para este Natal, devido às regras impostas por causa da pandemia.

"Para a semana haverá notícias sobre isso, haverá uma sessão epidemiológica, haverá a audição dos partidos políticos, haverá, naturalmente, o parecer do Governo, haverá a autorização da Assembleia da República e, depois haverá a decisão do Presidente da República", adiantou o chefe de Estado.

O atual período de estado de emergência termina às 23h59 de 8 de dezembro. Se for renovado por mais 15 dias, o novo período terá início às 00h00 de 9 de dezembro e durará até às 23h59 de 23 de dezembro. Contudo, segundo o Presidente da República, os portugueses não terão de esperar pela avaliação do que acontece nesse 15 dias "para saberem o que é que vão fazer durante o Natal".

"Embora para cumprir a Constituição o prazo de renovação do estado de emergência, o próximo, a haver, termine às 23:59 do dia 23 [de dezembro], parece de bom senso que antecipadamente os portugueses saibam como podem organizar aquele fim de semana de Natal: 24, 25, 26, 27", afirmou.