Coronavírus

Covid-19. Surto em lar de Mangualde já levou 18 utentes para o hospital

Há 105 infetados.

Loading...

Estão a subir os surtos de covid-19 em lares da Santa Casa da Misericórdia. Em Pinhel há pelo menos oito infetados. Em Mangualde, há mais quatro casos detetados e 18 utentes tiveram de ser levados para o hospital.

O surto na Santa Casa da Misericórdia de Mangualde já fez duas vítimas mortais. Dos 250 utentes, 105 estão infetados. Há agora 18 idosos deste lar internados no hospital de Viseu, que está no limite. Nos últimos dias, tiveram mesmo de ser transferidos alguns doentes para hospitais privados.

Apesar dos números elevados, o surto não está, para já, a colocar em causa o funcionamento da Santa Casa.

Em Mêda, na Guarda, deu negativo o teste ao utente da instituição Nossa Senhora de Fátima, que esta sexta-feira foi levado para o hospital com sintomas suspeitos. Mesmo assim, este domingo vão ser feitos testes a todos.

Noutro lar da cidade, há 91 infetados, mas o surto parece controlado. Não surgiram novos casos, mas a dificuldades na instituição persistem. Por isso, foi pedido apoio urgente à Segurança Social, que já enviou técnicos.

No concelho há perto de 130 casos ativos.

Em Pinhel, na Guarda, o lar da Santa Casa da Misericórdia passou ao lado da pandemia na primeira vaga, mas agora tem pelo menos oito infetados: três são utentes e cinco são funcionários, mas o número pode subir. Nos últimos dias foram feitos 95 testes, mas ainda falta conhecer o resultado da maior parte deles.