Coronavírus

Covid-19. Açores com "testagem massiva" em Rabo de Peixe e Vila Franca do Campo

EDUARDO COSTA

Testes serão realizados a partir de terça-feira.

Especial Coronavírus

O Governo dos Açores determinou este domingo a "testagem massiva" à covid-19 das "comunidades escolares, alunos, docentes e não docentes" das escolas do concelho de Vila Franca do Campo e da vila de Rabo de Peixe.

A decisão do executivo açoriano para o concelho e a freguesia da ilha de São Miguel, anunciada hoje em nota à imprensa, surge "na sequência da permanente vigilância epidemiológica, que está a cargo das estruturas regionais com competência para o efeito, e tem como objetivo a salvaguarda da defesa da segurança da comunidade e da saúde pública".

Os testes serão realizados a partir de terça-feira, "devendo os estabelecimentos que tiveram interrupção letiva no Natal permanecer em regime de ensino a distância, ate´ estar concluída a testagem", indica o executivo.

Foram detetados nos Açores até hoje 2.058 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 mortes e 1.529 recuperações.

Dos 413 casos positivos ativos na região, 360 encontram-se em São Miguel, 35 na Terceira, 10 no Faial, cinco em São Jorge, dois nas Flores e um no Pico.

Portugal contabiliza pelo menos 7.118 mortos associados à covid-19 em 427.254 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).