Coronavírus

Brian Pinker, 82 anos. O primeiro a receber a vacina da AstraZeneca no Reino Unido

Steve Parsons

Reino Unido tem, para já, 53 mil doses desta vacina contra a covid-19.

Saiba mais...

O Reino Unido iniciou esta segunda-feira a administração da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford, aprovada na semana passada. A primeira pessoa a ser inoculada foi Brian Pinker, de 82 anos, um paciente com doença renal.

Seguiu-se Trevor Cowlett, um professor de música de 88 anos, e Andrew Pollar, Diretor do Oxford Vaccine Group.

Trevor Cowlett

Trevor Cowlett

Steve Parsons

O Reino Unido tem disponíveis, para já, 53 mil doses da vacina da AstraZeneca, que será administrada inicialmente em seis hospitais de Oxford, Sussex, Lanchashire, Warwickshire e Londres. O governo britânico espera poder distribuir milhões de doses nos próximos meses, com o objetivo de vacinar pelo menos dois milhões de pessoas por semana.

"Triunfo da ciência britânica"

O ministro da Saúde, Matt Hancock, considerou o início da vacinação com a vacina da AstraZenea como um “triunfo da ciência britânica” e “um momento crucial” na luta contra a covid-19, cita a Sky News.

Até ao momento, cerca de um milhão de pessoas no Reino Unido já foram vacinadas com a primeira vacina a receber aprovação, a da Pfizer/BioNTech.

A mais recente a ser aprovada no país, a da AstraZeneca, é mais barata e mais fácil de armazenar e transportar. Desta, o Reino Unido comprou 100 milhões de doses, o que permitirá vacinar a maior parte da população.