Coronavírus

Governo admite transferir doentes para o estrangeiro caso hospitais fiquem sem capacidade de resposta

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde diz que "se vier a ser necessário outra capacidade além da nossa, obviamente" que Portugal aceitará a ajuda.

Loading...

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu a possibilidade de transferir doentes para o estrangeiro, caso os hospitais portugueses fiquem sem capacidade de resposta.

"Estes mecanismo (...) estão ativos e estamos a ponderar a possibilidade de poder ou não ser necessário. Se não for necessário, se utilizarmos a nossa capacidade, melhor assim", disse António Sales.


Alemanha vai enviar 26 profissionais de saúde para ajudar Portugal no combate à pandemia

A Alemanha vai enviar para Portugal 26 profissionais de saúde - entre eles oito médicos, enfermeiros e uma equipa de higiene - já na quarta-feira, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia de covid-19.

Em comunicado, o Ministério da Defesa alemão refere ainda o envio de material médico, entre eles 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e 150 camas hospitalares.

"Apoiamos os nossos amigos europeus, também na luta contra o coronavírus. Combinei com o meu homólogo João Cravinho (ministro da Defesa português) que a 'Bundeswehr' (Forças Armadas alemãs) vão enviar pessoal e material médico para Portugal. A solidariedade fortalece a Europa", revelou a ministra da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer.