Coronavírus

Covid-19. Administração da vacina da AstraZeneca a maiores de 65 será decidida pela DGS e pelo Infarmed

As autoridades de saúde da Alemanha, Áustria, Bélgica, Itália, Suécia, França e mais recentemente da Dinamarca e da Noruega recomendam que a vacina da Astrazeneca não seja administrada a pessoas com mais de 65 anos.

Loading...

Os comités científicos de vários países europeus recomendam que a vacina da Astrazeneca não seja administrada a pessoas com mais de 65 anos por considerarem que os estudos feitos têm pouca informação sobre efeito da vacina neste grupo etário.

A vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford foi validada na passada semana pela Agência Europeia de Medicamentos. A decisão tem por base vários estudos conduzidos em diferentes partes do mundo, com a maioria dos participantes entre os 18 e os 55 anos.

Em Portugal a decisão será tomada pela Direção-Geral de Saúde e pelo Infarmed, numa altura em que o país entrou na nova fase do processo de vacinação, que inclui pessoas com mais de 80 anos.

Contactada pela SIC a Direção-Geral de Saúde ainda não respondeu ao pedido de esclarecimento enviado. Portugal vai receber nos próximos dias
113 mil doses da vacina AstraZeneca e até março devem chegar cerca de 700 mil doses destas vacina.