Coronavírus

Peritos da OMS dizem ser pouco provável que SARS-CoV-2 tenha sido criado em laboratório

Mas ainda não sabem que animal poderá estar na origem.

Loading...

Os peritos da Organização Mundial da Saúde, que estão em Wuhan, na China, para investigarem a origem da pandemia, dizem que é muito pouco provável que o SARS-CoV-2 tenha sido criado em laboratório, e que a hipótese mais provável é que seja de origem animal.

Mas, ao fim de semanas de investigação, ainda não sabem que animal poderá ter sido. Disseram também que não encontraram provas de que o vírus já existisse, em Wuhan, antes de terem sido conhecidos os primeiros casos, em dezembro de 2019.

Não chegaram a nenhuma conclusão nova, mas garantem ter dado passos importantes na investigação à origem da pandemia.

Os peritos da Organização Mundial da Saúde dizem que é muito pouco provável que o SARS-CoV-2 tenha sido criado em laboratório. Os especialistas lembram que este género de vírusjá foi identificado em morcegos, mas que não há morcegos perto de Wuhan, nem no mercado onde surgiram os primeiros casos e que, portanto, ainda não sabem que animal poderá ter estado na origem da transmissão aos humanos.

Também não descartam, completamente, a possibilidade de o vírus poder ter passado através de alguns alimentos congelados.

Os especialistas da OMS dizem, também, que não foram encontrados quaisquer indícios da presença do novo coronavírus, em Wuhan, antes de dezembro de 2019.

Na conferência de imprensa, os peritos chineses reforçaram a tese inicial, que a China sempre defendeu, de que o vírus pode ter estado em circulação noutras regiões do mundo antes de ter sido identificado, no mercado de Wuhan, há 14 meses.

A equipa de peritos da Organização Mundial da Saúde chegou à cidade a 14 de janeiro, ,uitos meses depois dos primeiros pedidos para que se iniciasse a investigação à origem da pandemia, e que foram sendo negados e adiados pelo Governo de Pequim.