A ministra da Saúde admitiu hoje que tem havido "tropeções" no plano de vacinação contra a covid-19 mas relembra o objetivo de ter 70% da população vacinada até ao final do verão.
Marta Temido deixou ainda um aviso: "A vacina não é um escudo completo e como tal as medidas devem ser mantidas".
Cerca de 15.000 bombeiros começam a ser vacinados hoje
Cerca de 15.000 bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam hoje a ser vacinados contra a covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas.
O Ministério da Administração Interna (MAI) sustenta que os bombeiros, dada a dimensão operacional do transporte pré-hospitalar que executam, desempenham "uma função essencial do Estado e por isso vão ser vacinados ao longo das próximas duas semanas".
Segundo o MAI, a ordem de vacinação destes 15.000 bombeiros foi definida com base em critérios operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e abrange o universo de voluntários, sapadores e municipais.
O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita indica que os locais de vacinação, em vários concelhos de cada um dos 18 distritos do continente, foram estabelecidos de acordo com a distribuição geográfica dos 15.000 bombeiros.