Coronavírus

Covid-19. Criação de passaporte de vacinação não reúne consenso na União Europeia

Governo português considera prematuro discutir criação do "passaporte de vacinação".

Covid-19. Criação de passaporte de vacinação não reúne consenso na União Europeia
Stefan Cristian Cioata

A criação de um passaporte de vacinação não reúne consenso entre os países da União Europeia. Em cima da mesa está a hipótese de um certificado para fins médicos, com informação padronizada entre os 27.

Também será preciso garantir que todos os países da União Europeia reconhecem a validade do passaporte de vacinação.

O certificado também pode vir a ser usado para facilitar as viagens dos turistas, que deixariam de estar sujeitos ao período de quarentena.

Governo considera prematuro discutir criação do "passaporte de vacinação"

O Ministério da Economia considera, nesta fase, prematuro discutir a criação de um "passaporte de vacinação", uma ideia que está a dividir os parceiros na União Europeia (UE).

Questionado pela agência Lusa sobre qual a posição do executivo sobre a eventual criação deste documento, o Ministério da Economia e Transição Digital disse, numa resposta escrita, considerar - "nesta fase, em que o processo de vacinação na UE ainda está concentrado em grupos prioritários" - "prematuro discutir a criação dos chamados passaportes de vacinação".

Recorde-se que vários países europeus têm apoiado a emissão de certificados de vacinação com o intuito de facilitar as viagens de pessoas imunizadas contra a covid-19, mas a ideia de um "passaporte de vacinação" ainda está a gerar controvérsia.