O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e o eurodeputado eleito pelo PCP, João Ferreira, estiveram em debate esta quarta-feira à noite na Edição da Noite da SIC Notícias.
A compra de vacinas de forma autónoma pelos estados-membros da União Europeia foi uma das questões em debate.
O eurodeputado João Ferreira considera as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a compra de vacinas foram "incompreensíveis e enigmáticas".
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou no Parlamento que se o país comprasse vacinas contra a covid-19 que não estivessem autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento seria uma traição à decisão tomada a nível europeu.
João Ferreira lembrou também que há já vários países a comprar vacinas contra a covid-19 fora dos acordos com a União Europeia, um vez que os laboratórios não cumpriram o acordo e estão a atrasar o processo de vacinação.
Já o ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse não concordar "totalmente" com João Ferreira. Acredita que Augusto Santos Silva quis dizer que tem de ser a União Europeia a resolver o problema e a corrigir eventuais erros.
- Covid-19. Portugal não vai comprar vacinas não aprovadas pela Europa
- Covid-19. Comissão Europeia apresenta a proposta para o passaporte de vacinação este mês
- Governo vai testar setores mais expostos à covid-19 com a ajuda de laboratórios e da Cruz Vermelha
- Professores e funcionários devem ser prioritários na vacinação contra a covid-19? As opiniões dividem-se