Coronavírus

Covid-19. Pessoas já vacinadas nos EUA vão poder juntar-se em pequenos grupos sem máscara

Fabrizio Bensch

As autoridades de saúde do país dizem que os encontros tanto podem ser em locais fechados como ao ar livre.

Saiba mais...

Nos Estados Unidos, as pessoas vacinadas contra a covid-19 vão poder juntar-se em pequenos grupos sem utilizar máscara.

As autoridades de saúde do país dizem que os encontros tanto podem ser em locais fechados como ao ar livre e que as pessoas não precisam de usar máscara, nem de cumprir o distanciamento social.

Segundo o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças os vacinados também podem estar com pessoas que ainda não tomaram a vacina, caso estas não apresentem fatores de risco.

"É importante perceber que mais de 90% da população ainda não foi vacinada, e é nossa responsabilidade garantir, no contexto de 60.000 novos casos por dia, que protegemos aqueles que permanecem não vacinados e vulneráveis", disse Rochelle Walensky, diretora do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças.

O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças aconselha ainda que quem já está vacinado continue a ter os cuidados necessários e evite ajuntamentos.

Estas novas normas chegam numa altura em que 30 milhões de pessoas, cerca de 9,2% da população, já tem a vacinação completa, e quase 18% - 58,9 milhões de pessoas -, já recebeu pelo menos uma dose.