O nível de transmissão do vírus SARS-CoV-2 está a aumentar. Uma situação que pode estar relacionada com o atraso de notificações na Madeira. Os peritos dizem que ainda não é sinal para alarme, mas esta subida obriga a um reforço nas medidas de saúde pública. Principalmente quando se prepara o início do desconfinamento.
Rt é um índice de transmissibilidade do vírus, que calcula a quantidade de contágios que cada infetado provoca. É com base neste valor que têm sido decretadas medidas para abrir ou fechar o país ao longo da pandemia.
À SIC, vários peritos alertam que o nível de transmissão está a subir, apesar da situação ainda não ser alarmante. Nesta fase da pandemia seria previsível uma ligeira subida.
A análise dos modelos matemáticos nem sempre é feita da mesma maneira. Por exemplo, há especialistas que dizem que o atraso de infeções na Madeira fez disparar o nível de transmissão nacional, enquanto outros defendem que não teve qualquer influência.
As advertências vão todas no mesmo sentido: esta subida representa um semáforo amarelo para poder desconfinar com segurança. É necessário reforçar as medidas de saúde pública, a testagem em massa, uma maior eficácia de controlo dos casos através de inquéritos epidemiológicos e mais fiscalização com o isolamento de novos infetados.
Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge apresentará a atualização do índice mais desejado para pensar o desejado desconfinamento.
- Covid-19. Restrições na fronteira com Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa
- Queda da atividade económica volta a agravar-se na primeira semana de março
- Desconfinamento deverá ocorrer em duas fases: o que está em cima da mesa
- Covid-19: Bruxelas propõe financiamento de quase 530 ME para 20 países incluindo Portugal
- Covid-19. Restauração ameaça não reabrir se não for de forma plena
- Covid-19: patrões têm até 30 de junho para entregar declarações de remunerações corrigidas