Coronavírus

Dinamarca suspende uso da vacina da AstraZeneca contra a covid-19

Em causa está o registo de vários casos de trombose em pessoas já vacinadas.

Dinamarca suspende uso da vacina da AstraZeneca contra a covid-19
Valentina Petrova

A Dinamarca suspendeu temporariamente e por precaução o uso da vacina contra a covid-19 produzida pela AstraZeneca.

A decisão surge "após relatos de casos graves de formação de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com a vacina covid-19 da AstraZeneca", informou a autoridade sanitária dinamarquesa esta quinta-feira.

No entanto a Agência Nacional de Saúde sublinha que "neste momento ainda não se pode concluir que haja uma ligação entre a vacina e a formação dos coágulos sanguíneos".

Segundo a autoridade de saúde dinamarquesa, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) já iniciou uma investigação sobre o assunto.

Áustria retira por precaução lote da vacina da AstraZeneca

A Áustria anunciou no domingo a retirada por precaução de um lote da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford após a morte de uma pessoa inoculada com o fármaco e o registo de sintomas graves em outra pessoa igualmente vacinada.

As autoridades austríacas esclareceram, no entanto, que até ao momento não foi estabelecida qualquer relação causal entre o sucedido e o fármaco.

ENFERMEIRA MORREU DEVIDO A "GRAVES TRANSTORNOS DA COAGULAÇÃO"

O óbito registado tratou-se de uma enfermeira do hospital austríaco de Zwettl, de 49 anos, que morreu 10 dias depois de ter recebido a vacina devido "a graves transtornos da coagulação".

O outro caso é uma enfermeira do mesmo hospital, de 35 anos, que sofreu uma embolia pulmonar após ter sido inoculada com o fármaco. Esta enfermeira encontra-se internada na unidade hospitalar em questão e o seu estado de saúde apresenta melhorias.