Coronavírus

"Eu e a pandemia": o empresário turístico que teve de vender parte dos alojamentos locais

António Barata tinha investido no setor do turismo, mas a pandemia obrigou-o a ajustar o negócio.

Loading...

A pandemia de covid-19 travou o crescimento de inúmeros negócios ligados ao turismo. O setor tem estado praticamente em queda livre desde há um ano. Na rubrica “Eu e a Pandemia”, conhecemos a história de quem tem vindo a ajustar o negócio de alojamento local ao turismo de 2021.

António Barata é empresário do turismo. Em 2014 investiu num projeto que já contabilizou quase 20 casas para alojamento local. Um número que tem sido ajustado no último ano.

No ano passado, o alojamento local registou taxas de ocupação a rondar os 23%. No total, 2020 significou uma quebra de quase 80% na faturação destes negócios nos grandes certos urbanos.

A associação que representa estes pequenos empresários diz que a situação é delicada e pede apoios para uma atividade que considera ter ficado esquecida.