Coronavírus

Índia deteta "dupla mutação" numa variante do SARS-CoV-2 em Maharashtra

Maharashtra tem quase metade dos casos de covid-19 no país.

Aulas em Maharashtra
Aulas em Maharashtra
Prashant Waydande / Reuters

A Índia detetou duas mutações numa variante do SARS-CoV-2 em 206 amostras recolhidas no estado mais atingido pela pandemia, Maharashtra, declarou o responsável pelo Centro de Controlo de Doenças da Índia, Sujeet Kumar Singh, citado pela Reuters.

A Índia contabilizou 275 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário de vítimas mortais este ano, e 47.262 novos casos, o pior registo desde novembro, disseram esta quarta-feira as autoridades.

Maharashtra com quase metade dos casos no país

Seis estados foram responsáveis por 83.27% dos óbitos, com Maharashtra a contabilizar 132 mortes (48% do total), indicou o Ministério da Saúde indiano.

O estado de Maharashtra, cuja capital é Mumbai, tem sido responsável por mais de metade dos casos de covid-19 no país nas últimas semanas. Só nas últimas 24 horas, Maharashtra diagnosticou mais de 28 mil casos.

O aumento dos casos tem-se verificado sobretudo em seis estados: além de Maharashtra, centro da nova vaga da doença, também Punjab, Karnataka, Kerala, Chhattisgarh e Gujarat. Juntos, representam 82% das infeções nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

Este é o quinto dia consecutivo em que o país ultrapassa as 40 mil infeções diárias, apesar de estes valores estarem ainda longe do pico, em meados de setembro de 2020, quando foram diagnosticados 97.894 casos num só dia.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 11,7 milhões de casos de covid-19 (11.734.058), sendo o terceiro país do mundo com mais infeções, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.

Com 160.441 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o quarto país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos, ao Brasil e ao México, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins (EUA).

A Índia começou a campanha de vacinação em 16 de janeiro, tendo até agora vacinado mais de 50 milhões de pessoas (50.841.286), de acordo com os números atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde indiano.

Mais de 2,7 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.735.411 mortos no mundo, resultantes de cerca de 124.167.620 casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os países mais atingindos continuam a ser os Estados Unidos, o Brasil, o México, a Índia e o Reino Unido.

Em Portugal, morreram 16.784 pessoas dos 817.778 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global