Coronavírus

“Tem autotestes para a covid-19?”. Uma visita com câmara oculta a várias farmácias

Saiba como vão funcionar estes testes.

Saiba mais...

O Governo autorizou a venda de autotestes à covid-19 há duas semanas, mas continuam sem estar à venda. O Infarmed está a avaliar as candidaturas dos fabricantes, mas nenhuma foi aprovada até agora.

O Ministério da Saúde já autorizou a venda à população em geral. A Direção-Geral da Saúde, Infarmed e Instituto Ricardo Jorge também já publicaram a circular que define as regras de venda e utilização destes testes.

Por exemplo, só podem ser feitos por maiores de 18 anos, deverá haver profissionais habilitados a prestar informações e o utente não pode fazer o teste no local onde o comprou.

As regras para os fabricantes

Também há regras para os fabricantes. Uma delas define que o teste tem de ser acompanhado de instruções de utilização e indicações sobre o que fazer perante o resultado. Estará aqui o motivo do atraso.

"Estamos a receber as candidaturas dos fabricantes que querem disponibilizar estes testes no mercado. Temos 16 requerimentos. Muitos destes 16, na nossa primeira avaliação, não cumpriam os critérios estabelecimentos, nomeadamente na informação para o leigo. (…) Assim que houver autotestes que cumpram os critérios estabelecidos, rapidamente entrarão na lista”, informa o Infarmed.

Ainda não se sabe quanto vão custar, mas não serão comparticipados. A embalagem traz um dispositivo de colheita que pode ser uma pequena zaragatoa. Ao contrário da zaragatoa tradicional, não terá de chegar à zona da nasofaringe. Basta recolher uma amostra à entrada da narina, que depois é colocada numa caixa onde, entre 10 e 30 minutos, irá aparecer o resultado.

E depois do resultado?

Se for positivo ou inconclusivo deve comunicar a Linha de Saúde 24 ou preencher um formulário que estará disponível na página do Ministério da Saúde. Neste caso, o doente terá de fazer um teste de confirmação PCR e deverá ficar em isolamento até obter o novo resultado.

Caso o autoteste resulte num negativo deverá também ser preenchido o formulário.