Este verão quem não usar máscara no acesso às praias poderá pagar uma multa entre 50 e 100 euros. O Jornal de Notícias revela ainda que haverá penalizações que podem ir até 1.000 euros para os concessionários.
A Polícia Marítima vai multar quem não usar máscara nos acessos ao areal, nos restaurantes, balneários e paredões, ou quem estiver a praticar algum desporto acompanhado. Nestes casos, a coima varia entre os 50 e os 100 euros e também se aplica a quem não respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre toalhas.
Outra das situações que poderá dar direito a multa é o desrespeito da lotação da praia. Para que isso não aconteça, estarão novamente a funcionar os semáforos que sinalizam a ocupação no areal, assim como a aplicação Infopraias.
No projeto de decreto lei a que o Jornal de Notícias teve acesso, constam ainda penalizações para os concessionários se falharem na higienização e limpeza dos equipamentos ou se as normas não estiveram fixadas em local visível. As multas podem ir até aos mil euros.
Os empresários mostram-se compreensíveis quanto às regras implementadas e garantem que vão ser cumpridas à semelhança do que aconteceu no ano passado. O presidente da federação dos concessionários de praia diz que já está tudo a postos para a época balnear.
Em Almada e em Cascais a época balnear arranca já este fim de semana. No Algarve, o arranque acontece no início do próximo mês. A Norte é a 15 de junho.
As novas regras bem como a possível existência de coimas deverão ser conhecidas nos próximos dias quando for publicado o decreto lei aprovado no Conselho de Ministros da semana passada.