Coronavírus

Covid-19. Bruxelas vai aceitar a entrada no espaço comunitário de visitantes totalmente vacinados

Recomendação do Conselho Europeu aponta para a possibilidade dos 27 passarem a receber visitantes de países terceiros, isentando-os de quarentenas, desde que estejam totalmente vacinados.

Loading...

A União Europeia vai aceitar a entrada no espaço comunitário de visitantes que estejam totalmente vacinados.

Esta é pelo menos a recomendação do Conselho Europeu, mais de um ano depois dos 27 terem imposto grandes restrições à entrada de visitantes de países fora do bloco.

A recomendação aponta para a possibilidade dos Estados-membros passarem a receber visitantes de países terceiros, isentando-os de quarentenas, desde que estejam totalmente vacinados.

Os embaixadores da União Europeia concordaram também na necessidade de alargar a lista de países fora do bloco de onde possam chegar passageiros em viagens não essenciais.

Os 27 preparam-se para abrir portas, mas contemplam também a possibilidade de ter de as fechar a novas variantes. As preocupações da Organização Mundial de Saúde continuam a centrar-se na Índia, onde vive quase um quinto da população mundial e onde a pandemia está longe de controlada, começando a estender-se a vastas áreas rurais.