Coronavírus

Ministro apresenta Plano para Reativar o Turismo

Siza Vieira anunciou no pacote de medidas o IVAucher, que arranca a 1 de junho.

Ministro apresenta Plano para Reativar o Turismo
ANTONIO PEDRO SANTOS

O ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, apresenta esta sexta-feira o Plano do Governo para Reativar o Turismo.

Para recuperar da crise causada pela pandemia de covid-19, o plano “Reativar o Turismo, Construir o Futuro” prevê uma verba de seis mil milhões de euros.

São quatro os pliares fundamentais em que assenta o projeto: apoiar as empresas, fomentar a segurança, gerar negócio e construir o futuro.

Para o apoio às empresas, está prevista uma ajuda no processo de capitalização das empresas, no valor de 3 mil milhões de euros.

Siza Vieira anunciou neste pacote o IVAucher, que arranca a 1 de junho. Há também o Selo Clean&Safe 2.0 e uma nova campanha de promoção do turismo português, tanto lá fora como cá dentro.

Certificado covid-19 deverá facilitar as viagens na UE no verão

Já há acordo sobre o certificado covid-19 que deverá facilitar as viagens na União Europeia no verão. A presidência portuguesa da União Europeia chegou esta quinta-feira à tarde a um entendimento com o Parlamento Europeu.

Em vez de Certificado Verde Digital, o documento vai afinal chamar-se "Certificado Digital Covid da UE". Poderá ser pedido por quem foi vacinado, quem tem um teste negativo à covid-19 ou por quem esteve recentemente doente e desenvolveu anticorpos. O objetivo é o de evitar quarentenas nas deslocações entre os 27.

Por insistência dos eurodeputados, os Estados Membros comprometem-se no texto da legislação a evitar aplicar restrições adicionais - como testes ou quarentenas - ao portadores do Certificado Covid. Porém, sendo esta uma competência nacional, em última análise e se considerarem necessário, os países podem fazê-lo.