A China suspendeu uma ligação aérea com Portugal. A medida entra em vigor-segunda feira, por duas semanas. A decisão foi tomada depois de terem sido detetados sete casos de covid-19 num voo que iria partir de Lisboa.
O voo foi, no entanto, cancelado e os passageiros não seguiram para a China.
O voo JD430 faz a ligação entre Lisboa e a cidade chinesa de Xi'na, duas vezes por semana, à sexta-feira e ao domingo.
No passado dia 16 de maio, no voo que ia sair de Lisboa, foram detetados sete casos de covid-19 entre os passageiros, que são todos chineses, uma vez que na China não podem entrar cidadãos estrangeiros.
A viagem foi imediatamente cancelada e ninguém terá embarcado.
Ainda assim, a China decidiu, a partir da próxima segunda-feira, suspender a ligação com Portugal por duas semanas. Depois deste período, deverá ser retomada, mas apenas com um voo semanal.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros esclarece apenas que este é, de momento, o único voo direto entre Portugal e a China e que, portanto, a suspensão só se aplica a esta ligação. Fica por esclarecer se os dois voos previstos desde o dia 16 se realizaram e em que circunstâncias é que os testes positivos foram detetados.
Para entrar na China é obrigatório apresentar um teste PCR negativo e um teste serológico positivo, que determine que o passageiro já tem anticorpos contra a covid-19 por já ter estado em contacto com o vírus ou por já estar vacinado.