Coronavírus

Idosos sem vacinas contra covid-19 em lar de Barcelos. "Tem 92 anos e ainda está por vacinar"

Quase quatro dezenas de idosos do lar Rainha Dona Leonor, em Barcelos, ainda não receberam qualquer dose.

Saiba mais...

Numa altura em que já começou o agendamento da vacinação para quem tem mais de 43 anos, quase quatro dezenas de idosos do lar Rainha Dona Leonor, em Barcelos, ainda não receberam qualquer dose da vacina contra a covid-19.

Os familiares mostram-se preocupados tanto pela saúde física como pelo impacto psicológico nos utentes, isolados há mais de um ano e três meses.

"Tem 92 anos e ainda está por vacinar. Teve covid-19 já em novembro. Parece-me contraditório dizerem que a situação dos lares estaria praticamente resolvida... não está!", esclareceu Adelina Santos, familiar de uma utente do lar Rainha Dona Leonor, em Barcelos.

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos pede que a situação se resolva com urgência e garante que os idosos já estiveram infetados há cerca de oito meses.

Já a Agrupamento de Centros de Saúde de Barcelos (ACES), responsável por organizar a administração das vacinas, diz que se estão a cumprir todos os prazos.

O ACES garante que os idosos que ainda não tomaram a vacina irão recebê-la já esta semana. Em resposta à SIC, confirmou que há pelo menos sete lares por vacinar na região de Barcelos e Esposende.

VISITE O ESPECIAL COVID-19

  • Dentro do coração
    4:23

    Futuro Hoje

    Há 7 anos no Futuro Hoje mostrámos pela primeira vez um pacemaker que se instala dentro do coração. Em Portugal há muitas pessoas a quem este aparelho salvou a vida. Só o Dr. Diogo Cavaco, cardiologista que introduziu esta técnica no país, já instalou mais de cem aparelhos destes.