Numa altura em que já começou o agendamento da vacinação para quem tem mais de 43 anos, quase quatro dezenas de idosos do lar Rainha Dona Leonor, em Barcelos, ainda não receberam qualquer dose da vacina contra a covid-19.
Os familiares mostram-se preocupados tanto pela saúde física como pelo impacto psicológico nos utentes, isolados há mais de um ano e três meses.
"Tem 92 anos e ainda está por vacinar. Teve covid-19 já em novembro. Parece-me contraditório dizerem que a situação dos lares estaria praticamente resolvida... não está!", esclareceu Adelina Santos, familiar de uma utente do lar Rainha Dona Leonor, em Barcelos.
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos pede que a situação se resolva com urgência e garante que os idosos já estiveram infetados há cerca de oito meses.
Já a Agrupamento de Centros de Saúde de Barcelos (ACES), responsável por organizar a administração das vacinas, diz que se estão a cumprir todos os prazos.
O ACES garante que os idosos que ainda não tomaram a vacina irão recebê-la já esta semana. Em resposta à SIC, confirmou que há pelo menos sete lares por vacinar na região de Barcelos e Esposende.