A menos de quatro dias do fim de todas as restrições em Inglaterra, o Reino Unido registou mais de 48.000 novos casos de covid-19. Os especialistas alertam para os perigos do descontrolo da infeção num momento em que a variante delta está a obrigar algumas regiões a dar um passo atrás no relaxamento das medidas.
No Reino Unido, que planeia abrir todas as atividades, incluindo discotecas, a partir da próxima segunda-feira, o Governo de Boris Johnson garante que vai continuar a manter controlados os internamentos e mortes.
Na Catalunha, as praias têm registado cada vez mais afluência, o que tem obrigado as autoridades a recorrer a drones equipados com software de reconhecimento humano, para controlar a lotação. Nem todos concordam com o projeto piloto, que segundo alguns viola a privacidade de quem frequenta a praias.
No mapa semanal da incidência da covid-19, a Catalunha é uma das regiões onde o vermelho carregado mostra o caminho de progressão da variante delta na União Europeia: Península Ibérica, a Holanda, Bélgica, e agora também França e a Grécia. Precisamente os países que aprovaram a intenção de tornar obrigatória a vacinação dos profissionais de saúde e trabalhadores dos lares. Os protestos tomaram conta das ruas de Paris e Atenas, onde é grande a desconfiança em relação às vacinas.
Veja também:
- Covid-19. OMS avisa que poderão surgir mais variantes e mais perigosas
- Reino Unido vive momentos de ansiedade com aproximação do levantamento das restrições
- Covid-19. Boris Johnson pede "cautela" perante levantamento de restrições
- Covid-19. Catalunha volta a encerrar vida noturna devido a aumento de casos entre jovens
- Dia da Bastilha marcado por confrontos entre manifestantes e polícia em Paris