Coronavírus

Portugal mantém-se no vermelho. Incidência aumenta nos que têm mais de 80 anos

Incidência de casos covid voltou a subir.

Saiba mais...

A incidência de casos covid-19 voltou a subir para os 418 por 100 mil habitantes, ao mesmo tempo que o índice de transmissibilidade continua a baixar.

Desde 8 de julho que o Rt - índice de transmissibilidade do vírus - tem vindo a cair. De 1,20 registado na primeira semana do mês passou para 1,07, tanto a nível continental como nacional.

A outra varivável que faz parte da matriz de risco - o número de casos por 100 mil habitantes - continua a crescer. No continente passou dos 409, a meio da semana, para os atuais 418 (430 se lhe juntarmos os arquipélagos). Na faixa etária dos 20 aos 29 anos ainda é maior, com mil jovens infetados em cada 100 mil.

A incidência está a subir também nos que têm mais de 80 anos. Nessa faixa, há 128 casos por cada 100 mil. O virologista Paulo Paixão alertou este sábado para a possibilidade de haver um aumento de idosos infetados com covid-19 nas próximas semanas e, por consequência, mais mortos.

"A proteção da vacina é boa mas não é total. É uma questão matemática", disse numa entrevista à SIC Notícias.

A variante Delta, detetada na Índia, é responsável por 95% das infeções, que corresponde a um crescimento de seis por cento face a meados de julho.

Em Portugal, a covid-19 já infetou quase um milhão de pessoas e causou a morte de mais de 17 mil. A maioria das vítimas mortais (65%) tinha mais de 80 anos.