Coronavírus

Covid-19. Espanha pondera vacinação obrigatória para profissionais de saúde e funcionários de lares

Quase 60% da população espanhola conta com a vacinação completa.

Loading...

O aumento de contágios despoletam sentimentos de incerteza quanto à obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19. À semelhança do que aconteceu em França e Itália, existem agora regiões espanholas que defendem a vacinação obrigatória para profissionais de saúde e para os funcionários dos lares.

Uma realidade que a Galiza, Andaluzia e Múrcia querem ver implementada o mais rápido possível. Da Galiza já chegou uma proposta de lei que, entretanto, foi suspensa pelo Tribunal Constitucional espanhol.

O Governo considera que ainda existem muitas dúvidas sobre a legalidade da medida e, nesta altura, estuda a possibilidade de um cenário alternativo, nomeadamente, a realização de dois testes semanais para quem trabalha com pessoas que têm uma condição de saúde mais vulnerável.

Na Canárias, por exemplo, a vontade é a que todos os funcionários públicos sejam vacinados e a Cantábria, com mais de meio milhão de habitantes, quer mesmo tornar a vacina obrigatória para toda a população.

Assim como se verificam regiões a favor desta medida, outras, como é o caso da Catalunha, Castela a la Mancha e o País Basco adotam uma postura contrária.

Quase 60% da população espanhola conta com a vacinação completa e apenas 10% tem uma dose da vacina.

O número que ajuda a cumprir a meta da União Europeia de vacinar a população adulta é 70% até ao final do verão.

Entretanto, o país já tinha anunciado a administração da terceira dose e, para isso, já foram assinados contratos com a Pfizer e a Moderna para a aquisição de vacinas nos próximos dois anos.

Veja também: