Coronavírus

Especialistas britânicos pedem plano de contingência para futuras variantes

Peritos avisam que o surgimento de novas variantes é uma "possibilidade realista".

Loading...

Este é o quinto fim de semana consecutivo de protestos em França contra o certificado de vacinação contra a covid-19. Os manifestantes queixam-se das medidas adotadas pelo Governo para controlar a pandemia. Já no Reino Unido, os especialistas pedem um novo plano de contingência contra futuras variantes.

O surgimento de novas variantes que podem colocar em causa a eficácia das vacinas é uma "possibilidade realista". O aviso é deixado pelo grupo de aconselhamento científico em emergências do Reino Unido.

Apesar do país já ter 60% da população totalmente vacinada, há regiões no mundo onde a taxa de vacinação não chega aos 2% e onde o desenvolvimento de novas variantes é um risco.

As medidas de controlo da pandemia são razão dos protestos em várias cidades francesas, que decorrem pelo quinto fim de semana consecutivo. Este sábado, mais de 200 mil pessoas manifestaram-se contra a obrigação de mostrar o certificado digital para comer num restaurante assistir a um espetáculo ou viajar de avião.

Medidas bem mais apertadas na Austrália, em algumas cidades, com multas de 3 mil euros para quem sair de casa sem motivos válidos. Até agora, na Austrália, só um quarto da população já tomou a vacina contra a covid-19.