A vacina contra a covid-19 não é obrigatória, mas já há empresas por todo o mundo a exigirem certificados de vacinação aos funcionários.
Em Portugal, a medida não está na lei. Para partidos, sindicatos e até alguns representantes dos patrões é uma proposta discriminatória.
No entanto, o PCP diz já ter ouvido relatos de funcionários questionados pelas empresas sobre a vacinação. O partido fala de um "apartheid sanitário".
O PAN diz que a eventual exigência de um certificado digital é profundamente discriminatória no acesso ao trabalho e que viola o direito de quem não estiver vacinado.
Para a Iniciativa Liberal, a medida violaria princípios como o da igualdade, o direito à privacidade, a proteção de dados pessoais e o sigilo de informação médica.
O Chega considera injusta e inadequada a eventual exigência de certificado nas empresas por se tratar de uma "inaceitável discriminação".
PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda não reagiram ao pedido da SIC quanto a uma exigência, que não está na lei e que nem sequer está a ser proposta por qualquer partido com assento parlamentar.