O número de casos de covid-19 tem vindo a aumentar e, dentro de duas a quatro semanas, Portugal pode atingir as 240 infeções por 100 mil habitantes.
Perante a tendência crescente que desenha uma quinta vaga, a ministra da Saúde não descarta a possibilidade de um novo confinamento e apela à vacinação.
"Os cenários têm de estar todos em aberto. Não o desejamos. Desejamos que não tenhamos de ter essa conversa [novos confinamentos] , desejamos que numa próxima reunião de peritos possamos ter informação que evidencie que estamos a conseguir controlar a situação", afirma Marta Temido.
Segundo o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a manter-se esta taxa de crescimento a nível nacional, "estima-se que o limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes possa ser ultrapassado em 15 a 30 dias".
"O agravamento da situação epidemiológica na Europa e o aumento da intensidade epidémica em Portugal deve condicionar um aumento do nível de alerta do sistema de saúde para aumentos de procura de cuidados de saúde no próximo mês", alerta ainda o documento.
Veja também:
- Covid-19: OMS admite que "será difícil não implementar" restrições em países com aumento de casos
- Covid-19: Portugal pode ultrapassar 240 casos por 100 mil habitantes dentro de 15 a 30 dias
- Covid-19: Dez países da UE em situação de "preocupação muito alta", moderada em Portugal
- Covid-19: concelhos em risco elevado e muito elevado aumentaram para 47