O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) diz que a situação da covid-19 é agora moderadamente preocupante em Portugal. Fala também numa preocupação muito elevada com o resto da Europa.
Em Roterdão, nos Países Baixos, os protestos encheram as ruas durante a noite desta sexta-feira. Manifestam-se contra as medidas de combate à pandemia decretadas pelo Governo. Estas novas restrições surgem como reação ao maior aumento de contágios desde o inicio da pandemia.
A Holanda está entre os 10 países classificados como altamente preocupantes pelo ECDC. Tal como a Bélgica, que registou um aumento de casos e de internamentos. Vários hospitais correm o risco de ter de recorrer à triagem para decidir sobre o acesso aos cuidados intensivos.
Pelo mesmo motivo, na Alemanha, vários Estados voltaram a recuar. A situação é particularmente dramática na região da Baviera, que decidiu encerrar bares e discotecas durante três semanas e cancelar os tradicionais mercados de Natal. A Alemanha regressou ao estado de emergência e ainda não foi descartado o cenário de confinamento.
A Áustria já avançou nesse sentido e anunciou também o plano de tornar a vacinação contra a covid-19 obrigatória. Será o primeiro país da Europa e um primeiros no mundo a fazê-lo.
Apesar da vacinação decorrer a diferentes ritmos, na Europa há um aumento generalizado das infeções e dos internamentos. A situação prevê-se que piore nas duas próximas semanas.
SAIBA MAIS:
- Iraque recebe 1,2 milhões de vacinas da Pfizer através da Covax
- Todos os jogados no Open da Austrália tem de estar vacinados contra a covid-19
- Alemanha atinge novo máximo de incidência semanal
- Gorilas e leões infetados e com sintomas de covid-19 em zoológico nos Países Baixos
- Canadá aprova vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos
- Regulador europeu aprova uso de emergência de antiviral molnupiravir para a covid-19