Entre os 13 casos da variante Ómicron em Portugal está um médico do Belenenses SAD que também trabalha no Hospital Garcia de Orta. Por precaução, as urgências e consultas externas de pediatria vão estar encerradas durante duas semanas.
O diretor clínico do B-SAD fez cinco urgências no Garcia de Orta e um dia de consultas na USF de Almada Seixal. Estava a fazer estágio na pediatria.
O hospital aplicou a medida de isolamento profilático imediato a todos os contactos de risco identificados, cumprindo assim as orientações da autoridade de saúde.
Em comunicado, o hospital adianta que foram detetados 28 contactos de risco entre os profissionais de saúde, os quais estão a ser acompanhados pelo Departamento de Saúde Ocupacional da unidade hospitalar e que vão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.
Todos os profissionais identificados como contactos de risco realizaram teste PCR, para pesquisa de SARS-CoV2, e até ao momento não foram confirmados resultados positivos.
Foram igualmente identificados 46 utentes, entre crianças e acompanhantes, considerados contactos de risco, em ambulatório, que já estão a ser seguidos pela autoridade de saúde local.