Coronavírus

Médico infetado com variante Ómicron esteve no Garcia de Orta na quinta-feira

Mais de 40 utentes e acompanhantes estão em isolamento.

Loading...

Entre os 13 casos da variante Ómicron em Portugal está um médico do Belenenses SAD que também trabalha no Hospital Garcia de Orta. Por precaução, as urgências e consultas externas de pediatria vão estar encerradas durante duas semanas.

O diretor clínico do B-SAD fez cinco urgências no Garcia de Orta e um dia de consultas na USF de Almada Seixal. Estava a fazer estágio na pediatria.

O hospital aplicou a medida de isolamento profilático imediato a todos os contactos de risco identificados, cumprindo assim as orientações da autoridade de saúde.

Em comunicado, o hospital adianta que foram detetados 28 contactos de risco entre os profissionais de saúde, os quais estão a ser acompanhados pelo Departamento de Saúde Ocupacional da unidade hospitalar e que vão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

Todos os profissionais identificados como contactos de risco realizaram teste PCR, para pesquisa de SARS-CoV2, e até ao momento não foram confirmados resultados positivos.

Foram igualmente identificados 46 utentes, entre crianças e acompanhantes, considerados contactos de risco, em ambulatório, que já estão a ser seguidos pela autoridade de saúde local.

Saiba mais