O Infarmed reuniu com várias associações da área da saúde para responder à falta de testes. Espera-se que até ao Natal as farmácias abram mais vagas para testes gratuitos. Há algumas semanas que a pressão da procura é muito grande.
Quando, no início do mês de dezembro entraram em vigor as novas restrições, tornou-se mais difícil conseguir comprar um autoteste ou fazer um teste à covid-19 numa farmácia.
Por causa disso e pela recomendação do reforço da testagem para os dias festivos, o Infarmed convocou todos os agentes que participam na distribuição dos testes para uma reunião.
Espera-se que, até ao Natal, as farmácias abram mais vagas para fazer a testagem. O Presidente da Associação Nacional das Farmácias diz que há disponibilidade por parte dos fornecedores e que as farmácias terão também mais capacidade para responder à procura.
São agora 1.200 as farmácias que fazem testes gratuitos ao abrigo do Serviço Nacional de Saúde.
Além dos quatro testes mensais gratuitos, o SNS vai comparticipar todos os testes antigénio de uso profissional, desde que sejam prescritos por médicos de família ou pela Saúde 24.
A decisão deverá ser anunciada em breve.