Coronavírus

"Semana de contenção devia ser antecipada uma semana", defende especialista

Entrevista SIC Notícias

Loading...
André Peralta Santos defende revisão das medidas em vigor contra a covid-19.

O médico de Saúde Pública André Peralta Santos considera que o confinamento total não é uma medida proporcional em Portugal para conter a covid-19, mas defende a implementação de "medidas mais cirúrgicas" como a antecipação da semana de contenção por uma semana.

"O mais avisado face ao risco que temos sobre o SNS seria antecipar a semana de contenção para a semana anterior e rever algumas medidas como a abertura de estabelecimentos como bares e discotecas", disse à SIC Notícias.

André Peralta Santos, médico de Saúde Pública, investigador e ex-diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde refere que, dada a elevada taxa de vacinação em Portugal, "este ano estamos mais protegidos, mas mesmo assim existe um risco de pressão elevada no SNS".

"As vacinas, mesmo para esta variante [Ómicron], oferecem uma boa proteção e o reforço [da vacina] ainda mais", sublinha.

Defende por isso a implementação de "medidas mais cirúrgicas" como a antecipação da semana de contenção por uma semana e incluir locais de maior risco nos locais encerrados nessa semana de contenção, como bares e discotecas, e o reforço da testagem em locais de maior risco.

SAIBA MAIS:

Últimas Notícias
Mais Vistos