Coronavírus

Covid-19: Militares reforçam rastreio de contactos e realização inquéritos epidemiológicos

Nos próximos dias mais quatro equipas, cada uma delas constituída por 15 militares, vão iniciar funções.

Covid-19: Militares reforçam rastreio de contactos e realização inquéritos epidemiológicos
DENIS BALIBOUSE

As Forças Armadas vão reforçar os meios das Administrações Regionais de Saúde ((ARS) do Norte e Lisboa e Vale do Tejo para dar resposta às atuais necessidades de rastreio de contactos com casos positivos de covid-19 e de realização de inquéritos epidemiológicos.

O pedido de reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi solicitado no dia 24 e o Estado-Maior-General das Forças Armadas adiantou à SIC Notícias que vão iniciar funções nos próximos dias mais quatro equipas, cada uma delas constituída por 15 militares, duas para o Norte e outras duas para Lisboa e Vale do Tejo.

Desde novembro de 2020 que as Forças Armadas estão a apoiar o SNS no rastreio e inquéritos epidemiológicos e desde março deste ano no agendamento de vacinas.

Neste momento estão no terreno 18 equipas, com 270 militares, a dar apoio nas ARS do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, e às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores..

Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública diz que há falta de meios para fazer o rastreio de contactos

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, alerta para a necessidade de reforçar os meios para fazer o rastreio de contactos de risco devido à covid-19.

Diz que, "neste momento", com os recursos que estão no terreno, não é possível fazer face às necessidades do rastreio de contactos: "Não é humanamente possível".

Na SIC Notícias, destaca que os números dos internamentos e mortalidade estão "bastante abaixo do experienciado no passado" e que o importante é conseguir assegurar que o Serviço Nacional de Saúde continue a responder àquilo que são as necessidades.

Ainda assim, Ricardo Mexia considera que o número de casos de covid-19 pode aumentar nas próximas semanas.