Coronavírus

Indígena carrega pai às costas durante horas para o vacinar contra a covid-19

Percurso difícil demorou cerca de seis horas.

Indígena carrega pai às costas durante horas para o vacinar contra a covid-19

No Brasil, a fotografia de um filho indígena a carregar o pai às costas para o levar a tomar a vacina da covid-19 está a emocionar os internautas. O jovem, de 24 anos, carregou o pai, de 67, durante várias horas a pé pela floresta, num percurso difícil e cheio de obstáculos. 

O momento foi captado por um dos médicos, Erik Simões, que não resistiu a tirar uma fotografia ao pai e filho, registando o empenho do jovem para que o pai pudesse ser vacinado. À BBC, o profissional de saúde afirmou que este foi um dos momentos mais marcantes que já presenciou. 

A fotografia remonta a janeiro de 2021, mas só foi partilhada por Erik nas redes sociais na semana passada, um ano depois de ter sido tirada. O médico diz que optou por publicá-la para “passar uma mensagem positiva” no início de um novo ano. 

“Foi uma cena muito bonita, da relação de amor entre eles”, disse o médico.  

Erik estima que pai e filho levaram cerca de seis horas, caminhando pela floresta, para chegar até ao local onde se encontrava a equipa de saúde responsável por vacinar o povo indígena.  

“Quis registar [o momento] porque foi uma cena muito bonita e porque demonstra a preocupação em vacinar”, cita a BBC. 

O povo indígena de Zó’é vive no Norte do estado de Pará, junto ao rio Amazonas, numa área de floresta considerada altamente preservada e com uma enorme biodiversidade. De acordo com os profissionais de saúde da região, terá uma população composta por cerca de 325 indígenas que moram em mais de 50 aldeias. 

De acordo com dados oficiais, este povo não registou nenhum caso de covid-19 desde o início da pandemia. A equipa de saúde que cuida do povo Zó’é, chefiada pelo médico Erik Simões, chega ao local de avião e trabalha numa base criada dentro da área que os indígenas habitam.