Portugal deverá atingir o pico da pandemia de covid-19 entre quinta e segunda-feira. Pelas contas feitas pelos matemáticos do Instituto Superior Técnico, nessa altura haverá cerca de 45 mil casos de infeção diagnosticados e 40 mortes por dia.
O pico calculado pelo professor Henrique Oliveira diz respeito aos novos casos diagnosticados por dia. Depois de atingir os perto de 45 mil casos diários, a curva epidemiológica de Portugal deverá começar a descer nos dias seguintes.
Por outro lado, o pico de internamentos e cuidados intensivos deverá chegar mais tarde, estando previsto para o início do mês de fevereiro. Com base nestas previsões, Henrique Oliveira destaca que os valores são “incomparavelmente diferentes” dos registados há um ano.
Para o fim de semana em que ocorrem as Eleições Legislativas – marcadas para o dia 30 de janeiro – as previsões apontam para entre 300 e 500 mil pessoas em isolamento. Descontando os menores de 18 anos e a abstenção, representa entre 180 e 250 mil eleitores aptos para votar.
Saiba mais:
- Hospital de Viseu abre terceira enfermaria para acolher internados
- Mais de 3,8 milhões de pessoas (já) têm a dose de reforço
- Mais de 2.300 passageiros e 41 companhias multados nas fronteiras áreas
- Maioria das empresas sem trabalhadores em teletrabalho em janeiro
- “Twindemia”: como a gripe e a covid-19 podem aumentar a pressão nos hospitais
- Disponível autoagendamento da 3ª dose para maiores de 40 anos
- Autoridades de saúde investigam morte de criança no Hospital de Santa Maria
- Linha SNS 24 vai ter triagem online para infetados assintomáticos
- Portugal é quarto país da UE e sexto do mundo com mais novos contágios diários