Coronavírus

Bebé foi vacinada por engano com frasco inteiro da vacina contra a covid-19

Bebé foi vacinada por engano com frasco inteiro da vacina contra a covid-19

Um frasco da vacina da Pfizer contém o equivalente a seis doses. 

Uma bebé de seis meses foi vacinada, por engano, com um frasco inteiro da vacina da Pfizer contra a covid-19, no Brasil. A menina está bem de saúde e, depois de ter sido observada no hospital, já recebeu alta. 

O caso aconteceu no município de Altinópolis, no estado de São Paulo, na semana passada. A mãe levou a bebé ao posto de saúde para receber uma vacina que previne doenças como a meningite, tétano e hepatite. Mas, ao invés de receber esta vacina, a bebé foi vacinada com um frasco inteiro da vacina da Pfizer contra a covid-19 – quantidade equivalente a seis doses. 

O erro foi verificado pela própria enfermeira pouco depois de ter administrado a vacina.  

“Quando ela ia a deitar o frasco fora, viu que era o frasco da vacina da Pfizer contra a covid-19. Ela disse-me que utilizou o frasco inteiro”, contou a mãe à Globo

Assim que se apercebeu do erro, a profissional alertou uma médica do posto de saúde para que a bebé pudesse ser examinada prontamente. De seguida, a menina foi transferida para o hospital, onde esteve internada três dias para observação.  

Segundo conta a mãe, a bebé de seis meses teve febre e a perna onde levou a vacina ficou inchada. Os exames ao sangue também apresentaram alterações relacionadas com a coagulação, algo que preocupava os médicos. 

Apesar do susto, a criança recebeu alta ao fim de três dias e está bem de saúde, continuando a ser acompanhada em casa por uma equipa de profissionais de saúde.  

A mãe elogia a conduta da enfermeira, por ter comunicado o erro imediatamente à família e às autoridades. 

Ela podia ter ficado calada, mas foi profissional. (…) Este tipo de erros não devia acontecer. Infelizmente aconteceu, mas não a julgo. Poderia ser eu a profissional da enfermagem a cometer o mesmo erro”, afirmou. 

Entretanto, foi aberto um inquérito para avaliar a conduta da enfermeira. 

Últimas Notícias
Mais Vistos
0
Mais Vistos do
0