Os testes semanais à covid-19 deixam de ser obrigatórios na Madeira a partir de 1 de fevereiro. As autoridades de saúde oficializam o alívio das medidas de combate à pandemia na segunda-feira.
A obrigação de ir fazer um teste à covid-19 todas as semanas tem os dias contados e o Governo da Madeira prepara-se para anunciar um novo modelo de controlo da pandemia.
Ainda não se sabe qual será nem como vai funcionar. Certo é que depois de três meses e de um milhão e 700 mil de testes realizados, a região inicia um novo ciclo a 1 de fevereiro.
O alívio das medidas será anunciado na segunda-feira, após uma reunião extraordinária do conselho de governo.
A Madeira justifica este abrandamento com a taxa de vacinação, que está em 89%, com a pouca pressão hospitalar e o facto da variante Ómicron provocar doença mais ligeira.
Saiba mais:
- Muitos dos doentes em enfermarias covid foram internados devido a outras patologias
- Criado dispositivo capaz de detetar se uma pessoa foi exposta ao coronavírus
- Mais de 4,6 milhões de doses de reforço administradas em Portugal
- Covid-19: está aberto o autoagendamento para quem tem 18 ou mais anos
- Pandemia segue a ritmos diferentes nos quatro cantos do mundo
- Bebé foi vacinada por engano com frasco inteiro da vacina contra a covid-19