A variante Ómicron está a fazer disparar os casos de covid-19 em todo o mundo. A Rússia registou o maior aumento diário de casos e a Alemanha regista a maior incidência acumulada de infeções em sete dias.
Na Rússia, num só dia foram registados 180 mil casos, o maior aumento diário desde o início da pandemia. Apesar da Ómicron ser mais contagiosa, é menos grave, razão pela qual a partir deste domingo quem esteve em contacto com um infetado já não precisa de fazer quarenta naquele país. O Presidente russo descarta o confinamento pata evitar a paralisação da economia.
Na Alemanha, a nova variante também faz disparar as infeções. O país ultrapassou os 11 mil casos e a incidência em sete dias é de 1.400 doentes por 100 mil habitantes, o valor mais alto de sempre. O Governo pondera tornar a vacinação obrigatória, como já fez a vizinha Áustria.
No mundo há mais de 392 milhões de infetados e mais de 5,7 milhões de mortes por covid-19.
O diretor da Organização Mundial da Saúde reuniu-se com o primeiro-ministro chinês, na primeira visita ao país desde 2020, quando foram detetados os primeiros casos, e apelou à necessidade de uma colaboração mais forte para se determinar as origens do vírus.
Uma reunião em que se debateu também a necessidade de reforçara as campanhas mundiais de vacinação para se conseguir que 70% da população mundial seja imunizada.