O especialista em Saúde Pública e comentador da SIC, Tiago Correia, avalia as hipóteses do que o Governo poderá decidir sobre alívio das restrições no combate à pandemia. Hoje há reunião dos técnicos no Infarmed para avaliar a evolução da covid-19 em Portugal.
“O objetivo agora é perceber como podemos levantar as medidas e regressar a uma certa normalidade, mas a situação [epidemia] ainda não acabou”, avisa Tiago Correia.
Há três hipóteses: não fazer nada, aligeirar tudo ou aligeirar progressivamente, no entanto, o secretário de Estado da Saúde já avançou e disse o que ia acontecer: “um alívio gradual das medidas, só não sabemos ainda quais”.
Segundo o especialista, “entrámos na dimensão política do risco, é uma gestão política e não técnica”, ou seja, quais são os riscos que os decisores políticos estão dispostos a correr.
“Como é que podemos aligeiras as medidas sem colocar em risco a população em geral”, é a questão central com que o Governo se debate agora”, considera Tiago Correia.
Os países tomam medidas diferentes pelo que “não podemos comparar países, temos de perceber o impacto da doença no nosso país”.